Dicas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa

O atendimento ao cliente é uma área que vem crescendo cada vez mais no Brasil, devido à concorrência acirrada no mercado e às mudanças nos hábitos de consumo. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no PIB do segundo trimestre o setor de serviços teve um crescimento de 1,3% no Brasil. A projeção para 2022 nesse setor é de alta de 2,4% em relação a 2021.

Para se destacar nesse mercado, é essencial oferecer um bom atendimento ao cliente. Mas o que é isso exatamente? De acordo com o dicionário Michaelis, atendimento ao cliente é “a ação de prestar atenção e acolher o cliente, fornecendo-lhe as informações e os serviços que ele necessita”.

Sendo assim, podemos dizer que o atendimento ao cliente é a junção de vários elementos, como:  atenção, cortesia, conhecimento sobre o produto/serviço oferecido, capacidade de resolver problemas e disponibilidade para ajudar o cliente.

Apesar de ser um conceito relativamente simples, o atendimento ao cliente é uma habilidade que deve ser praticada constantemente, pois exige que os funcionários estejam sempre atentos às necessidades dos consumidores e às mudanças no mercado.

Para melhorar o atendimento da sua empresa, é preciso treinar os funcionários periodicamente e criar um ambiente de trabalho propício ao diálogo e à colaboração. Além disso, é essencial monitorar a satisfação dos clientes e buscar sempre melhorar os processos de atendimento.

Muitas empresas adotam a estratégia de oferecer bons produtos e acreditam que isso é suficiente para garantir fidelidade. Porém, um bom atendimento é essencial para mantê-los satisfeitos e fidelizados.

Segundo a pesquisa “Customer Engagement & Loyalty Pulse Survey” realizada pela Harris Interactive em parceria com a Oracle, o atendimento ao cliente é o fator que mais influencia na decisão de comprar ou não um produto ou serviço. A pesquisa entrevistou consumidores em nove países diferentes, e apontou que os entrevistados estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço de qualidade superior no atendimento.

Além disso, a pesquisa constatou que os clientes estão cada vez mais exigentes e que a concorrência entre as empresas é cada vez maior. Por isso, é muito importante oferecer um bom atendimento aos consumidores para mantê-los satisfeitos e fidelizados.

Segundo uma pesquisa feita divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os brasileiros estão cada vez mais exigentes com relação ao atendimento. Em um levantamento feito entre os meses de abril e maio constatou-se que consumidores insatisfeitos deixaram de comprar na empresa em questão.

Diante desse cenário, é fundamental que as empresas busquem melhorias nessa área, para não perderem esses consumidores. Veja a seguir seis dicas para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa:

 

Entenda o que o seu cliente quer

O seu cliente sempre será o foco da sua empresa, por isso, é importante que você esteja atento ao que eles realmente querem. Para isso, é preciso fazer um bom trabalho de escuta ativa e estar disposto a compreender as necessidades deles.

 

Ofereça sempre um bom atendimento

O atendimento é a base para qualquer relacionamento com o cliente. Por isso, é fundamental que você esteja sempre disposto a oferecer o melhor atendimento possível. Para isso, treine bem a equipe e incentive a criatividade para superar as expectativas do cliente.

 

Seja pontual nas entregas

Cumprir prazos é essencial para manter um bom relacionamento com o cliente. Por isso, faça o possível para cumprir sempre os prazos estabelecidos e evite prometer entregas que não serão possíveis de cumprir. Seja transparente nas informações.
Os clientes valorizam a transparência das informações por parte da empresa. Por isso, evite fazer promessas que não serão possíveis de cumprir e seja honesto sobre os produtos e serviços ofertados pela sua empresa.

Ofereça soluções personalizadas

Os clientes geralmente buscam soluções personalizadas para os seus problemas. Por isso, é importante ter uma boa equipe de atendimento para desenvolver soluções sob medida para eles.

Mantenha um bom canal de comunicação

Tenha um bom canal de comunicação com os seus clientes para receber feedbacks sobre os produtos e serviços ofertados pela sua empresa e assim, melhorar a qualidade do seu atendimento.

Concluindo, é importante que as empresas busquem melhorias para não perderem seus consumidores. Os seis pontos apresentados podem ajudar a sua empresa a oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Outra dica importante para sua empresa é manter a contabilidade em dia! Concentre-se em melhorar o atendimento aos clientes e deixe toda a organização financeira da sua Empresa com a nossa Contabilidade.

Queremos Te Ouvir e Elaborar a Melhor Proposta para Você

Tenha o suporte de um profissional na área contábil para realizar todo o processo de maneira mais fácil, liberando assim seu tempo para se dedicar totalmente ao seu Negócio.

Preencha os dados abaixo.

Entraremos em contato em breve com uma ótima Proposta!